Fête de l’Humanité 2016 – Festival de música e política em Paris

Por Louisa Monteiro –

A Festa da Humanidade (em francês “Fête de l’Humanité”) é um festival anual com duração de três dias realizado na França desde 1930 com participantes animados de todas as faixas etárias. Na programação há muitos consertos, estandes com vendas de comida típica de diferentes regiões da França e de diferentes países do mundo.

Em setembro de 2016 eu, Louisa, estava em Paris para fazer a cobertura jornalística de um evento brasileiro e a minha amiga Frédérique me convidou para irmos juntas a este evento, pois ela ia com os pais desde criança, e achei o festival de l’Humanité muito interessante. Apesar de não sermos do partido comunista nós achamos muito legal esse festival e nos divertimos muito.

Há estandes de partidos comunistas do mundo inteiro onde na programação tem debates políticos de diversos temas. Os organizadores convidam as pessoas a assistirem a participarem nos debates sobre ecologia e política. Muitas associações multiculturais da Europa também fazem parte deste evento.

Devido à proximidade de l’Humanité com o partido comunista francês, a maioria dos voluntários são comunistas, embora a maioria dos os atendentes não.

O festival compreende muitos palcos (Grande Scène (palco principal), scène Zebrock (palco de rock), scène reggae, P’tite Scène (palco menor) e dezenas de palcos menores dentro de barracas). O Palco Principal pode acomodar cerca de 100.000 espectadores.

Este ano as bandas em destaque são:

The Chemical Brothers
Michel Polnareff
Lauryn Hill
Alain Souchon
Laurent Voulzy
Joey Starr
Caribbean Dandee
Ludwig Von 88

LOCAL

Parc Georges-Valbon
55 Avenue Waldeck Rochet
93120 La Courneuve
França

Data: 9 – 11 de setembro de 2016

Site: www.fete.humanite.fr

Facebook: www.facebook.com/FetedelHumanite

Instagram: www.instagram.com/fetedelhumanite

Abaixo estão algumas imagens que fiz deste evento.

Fête de l'Humanité

2016_09_10_fete_de_lhumanite_1

#FetedelHuma

Fête de l'Huma

#FetedelHuma

dsc03709

Fête de l’Humanité by Louisa

Fête de l’Humanité by Louisa

 

google-map

Source: Google Maps

Fête de l’Humanité

Fonte: Wikipedia, a enciclopédia gratuita

A “fête de l’Humanité” (pronúncia francesa: [fɛt də lymaniˈte]; português: Festival da Humanidade) é um evento organizado anualmente pelo jornal diário francês “L’Humanité” a fim de se financiar. É o maior encontro popular da França.

O jornal “L’Humanité” foi criado em 1904 pelo socialista francês Jean Jaurès, mas a primeira “fête de l’Humanité” aconteceu em setembro de 1930 para arrecadar fundos para o jornal L’Humanité e 1000 pessoas compareceram.

Em 2010, o festival atraiu 600 mil visitantes. Um novo recorde foi estabelecido em 2018, quando 800 mil visitantes participaram do festival. O festival é organizado e realizado quase que exclusivamente por voluntários, já que existe para custear o jornal. Centenas de barracas estão espalhadas pelo local oferecendo comidas e bebidas com donos de barracas vindos de todo o mundo para fazer parte do evento.

A festa é uma mistura única de política e entretenimento, com concertos acontecendo ao lado de muitos debates, exposições de arte, filmes, etc. Devido à proximidade de l’Humanité com o partido comunista francês, a maioria dos voluntários são comunistas, embora a maioria dos os atendentes não. O festival compreende muitos palcos (Grande Scène (palco principal), scène Zebrock (palco de rock), scène reggae, P’tite Scène (palco menor) e dezenas de palcos menores dentro de barracas). O Palco Principal pode acomodar cerca de 100.000 espectadores. Devido ao seu tamanho, este festival é considerado o pontapé de saída do “ano político” da esquerda todos os anos em setembro.

Dezenas de milhares de ativistas de esquerda se reúnem para comemorar e debater (de muitas correntes políticas: comunistas, mas também social-democratas, anarquistas, trotskistas, simpatizantes da esquerda, etc.). Eles esquecem suas desavenças para um final de semana festivo e se animam para começar o ano. O festival é geralmente assistido pelas principais figuras da esquerda francesa (líderes do partido socialista francês, Jean-Pierre Chevènement, Arlette Laguiller, Olivier Besancenot, Jean-Luc Mélenchon, etc.), bem como jornalistas famosos (Edwy Plenel, Guillaume Meurice, etc.)

 

#FetedelHumanite #FêteDelHumanité2016 #BrasileirosSemFronteiras

 

About Brasileiros Sem Fronteiras

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.