Louisa Monteiro
(Alemanha, 24.07.2020)
Há duas semanas, 10.07.2020, a minha amiga Débora de Souza me ligou no Brasil para me dar a triste notícia que o Embaixador Paulo Cesar de Oliveira Campos tinha falecido. Eu tive a alegria em vê-lo apoiando de corpo e alma um evento que eu também apoio e faço cobertura desde 2015 em Paris – o Festival Cultural Brasileiro “Lavage de la Madeleine”. Além disso sempre escutei bons relatos de brasileiros e franceses em Paris dos seus apoios a cultura e a arte brasileira na França.
Por isso decidi fazer para os nossos leitores uma coletânea de notas de falecimento e homenagens “post mortem” ao diplomata Paulo Cesar de Oliveira Campos.
Causa da morte
Nos Estados Unidos o POC havia começado um tratamento para combater um câncer que atingiu os pulmões e a garganta (ele não era fumante). Este tratamento iniciado nos EUA, foi prosseguido em São Paulo, para onde o cônsul se mudou com o objetivo de ficar perto da família durante a sua batalha contra o câncer no hospital Albert Einstein. Ele morreu aos 67 anos deixando mulher e filhos.
Percurso
O Embaixador Paulo Campos ingressou no Serviço Exterior Brasileiro em 1975. Ele serviu nos Estados Unidos, Japão e Alemanha, foi Cônsul-Geral em Londres e em São Francisco.
O diplomata foi chefe do cerimonial no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Também foi embaixador do Brasil na Espanha e na França durante os governos de Lula e Dilma Rousseff. Em nota, Lula afirmou que Paulo Cesar “foi também um importante conselheiro, com uma percepção marcada pelo bom senso e por forte empatia com as pessoas”. O ex-presidente destacou que o diplomata desempenhou na Espanha e na França “um papel fundamental e estratégico, ajudando a construir a imagem de um Brasil que era admirado e respeitado em todo o mundo”.
O atual Presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro transferiu POC da Embaixada do Brasil em Paris para o consulado em São Francisco, na Califórnia.
Coletânea de condolências
O Embaixador Paulo Cesar juntamente com o padre Brien MacCarthy, Caetano Veloso e o seu filho.
Segundo o Diretor-Fundador da Brasil.FR – Antonio Cancado de Araújo – O diplomata Paulo Cesar sempre foi muito atencioso e realmente dedicado a promoção do Brasil tanto culturalmente como nas relações exteriores.
Fotos
Estas fotos foram tiradas pelo fotografo francês Christophe Lavaud
Fonte de informação:
Em cada imagem está marcada o link para a fonte da informação
Foto da capa: Antonico Cancado