Coletânea de homenagens e notas de falecimento ao Embaixador Paulo Campos - Brasileiros Sem Fronteiras

Coletânea de homenagens e notas de falecimento ao Embaixador Paulo Campos

Louisa Monteiro

(Alemanha, 24.07.2020)

Há duas semanas, 10.07.2020, a minha amiga Débora de Souza me ligou no Brasil para me dar a triste notícia que o Embaixador Paulo Cesar de Oliveira Campos tinha falecido. Eu tive a alegria em vê-lo apoiando de corpo e alma um evento que eu também apoio e faço cobertura desde 2015 em Paris – o Festival Cultural Brasileiro “Lavage de la Madeleine”. Além disso sempre escutei bons relatos de brasileiros e franceses em Paris dos seus apoios a cultura e a arte brasileira na França.

Por isso decidi fazer para os nossos leitores uma coletânea de notas de falecimento e homenagens “post mortem” ao diplomata Paulo Cesar de Oliveira Campos.

Causa da morte

Nos Estados Unidos o POC havia começado um tratamento para combater um câncer que atingiu os pulmões e a garganta (ele não era fumante). Este tratamento iniciado nos EUA, foi prosseguido em São Paulo, para onde o cônsul se mudou com o objetivo de ficar perto da família durante a sua batalha contra o câncer no hospital Albert Einstein. Ele morreu aos 67 anos deixando mulher e filhos.

Percurso

O Embaixador Paulo Campos ingressou no Serviço Exterior Brasileiro em 1975. Ele serviu nos Estados Unidos, Japão e Alemanha, foi Cônsul-Geral em Londres e em São Francisco.

O diplomata foi chefe do cerimonial no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Também foi embaixador do Brasil na Espanha e na França durante os governos de Lula e Dilma Rousseff. Em nota, Lula afirmou que Paulo Cesar “foi também um importante conselheiro, com uma percepção marcada pelo bom senso e por forte empatia com as pessoas”. O ex-presidente destacou que o diplomata desempenhou na Espanha e na França “um papel fundamental e estratégico, ajudando a construir a imagem de um Brasil que era admirado e respeitado em todo o mundo”.

O atual Presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro transferiu POC da Embaixada do Brasil em Paris para o consulado em São Francisco, na Califórnia.

Coletânea de condolências
Fonte: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/notas-a-imprensa/21620-falecimento-do-embaixador-paulo-cesar-de-oliveira-campos

 

 

Fonte: https://www.facebook.com/chambredecommerce.ccbf/

 

Fonte: https://pt.org.br/nota-de-condolencias-pelo-falecimento-do-embaixador-paulo-campos/

 

Fonte: Consulado-Geral do Brasil em São Francisco

 

Fonte: Jovem Pan
Fonte: Festival Culturel Brésilien Le Lavage de la Madeleine

 

Fonte: Brasil.Fr – Foto: Antonio Cancado

O Embaixador Paulo Cesar juntamente com o padre Brien MacCarthy, Caetano Veloso e o seu filho.

Antonio Cancado : ” Quelle tristesse, reposez em Paix Monsieur l’ambassadeur , ça a été un honneur de vous connaitre durant votre mission à Paris. Courage à toute votre famille “

Segundo o Diretor-Fundador da Brasil.FR – Antonio Cancado de Araújo – O diplomata Paulo Cesar sempre foi muito atencioso e realmente dedicado a promoção do Brasil tanto culturalmente como nas relações exteriores.

O ex-prefeito do 12° arrondissement de Paris – o musicólogo e ativista cultural Jean-Pierre GUIS – com o Embaixador Paulo Cesar no dia 13.09.2015 em frente a Igreja Madeleine em Paris, durante o “Lavage de la Madeleine”. Este foi o ano que o POC começou o seu trabalho na Embaixada brasileira em Paris. Jean-Pierre GUIS : « On m’avait présenté Paulo Campos lors du Lavage de la Madeleine de 2015. Il venait juste d’être nommé ambassadeur, et selon ce qu’on m’a dit c’était la première fois qu’un ambassadeur participait à cet événement ».
Da esquerda para a direita: Jean-Pierre Guis, Embaixador Paulo Cesar e seu assistente. Foto tirada durante o “Lavage de la Madeleine” em 2017 (Louisa Monteiro)
Da esquerda para a direita: Jean-Pierre Guis e o Embaixador Paulo Cesar. Foto tirada durante o Marché brésilien no “Lavage de la Madeleine” em 2017 (Louisa Monteiro)
Fotos

Estas fotos foram tiradas pelo fotografo francês Christophe Lavaud

Algumas das condolências na página do Facebook da Embaixada do Brasil em Paris Fonte: @ambassadedubresilaparis

Fonte de informação:

Em cada imagem está marcada o link para a fonte da informação

Foto da capa: Antonico Cancado

 

User Rating: 4.6 ( 1 votes)

About Brasileiros Sem Fronteiras

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: