Homenagem nacional neste sábado em Nice para as vítimas do atentado na Basílica

O primeiro-ministro da França, Jean Castex, preside a cerimônia na presença das três vítimas do ataque.

Nove dias depois do atentado com faca perpetrado na Basílica de Nice, uma homenagem nacional presidida pelo primeiro-ministro Jean Castex será prestada no sábado, 07.11.2020 na presença dos familiares, conhecidos e habitantes de Nice, das três pessoas mortas no dia 29 de outubro, duas mulheres e o sacristão da igreja.

Três outros membros do governo, o prefeito Les Républicains (LR) de Nice Christian Estrosi, o ex-Presidente da República Nicolas Sarkozy, assim como muitos outros artistas e todas as autoridades religiosas de Nice, realizam parte da cerimônia em, organizado com o Colline du Château, um lote dominante da cidade e uma magnífica baía no meio.

A partir das 10h, após o hino nacional e uma revisão das tropas, os retratos das três vítimas serão trazidos por seus familiares e parentes, que também devem ser recebidos no Vaticano pelo Papa Francisco. Eles também escolheram uma música ou um texto para ler, então uma chama será acesa.

O prefeito de Nice, então o primeiro-ministro deve falar, antes de um minuto de meditação.
Tempo para discussão com as famílias das vítimas

No final desta cerimônia, o chefe de governo terá “um momento de troca com as famílias das vítimas”, segundo o programa transmitido pela Matignon. Em seguida, ele fará outro discurso e condecorará os policiais municipais de Nice que prenderam o autor do ataque.

Nadine Devillers, 60, Vincent Loquès, sacristão da igreja, 55, e Simone Barreto Silva, franco-brasileira de 44 anos, estiveram na Basílica de Notre-Dame-de-l’Assomption na manhã do dia 29 Em outubro, quando um homem de 21 anos, Brahim A., de nacionalidade tunisiana, que chegou a Nice na véspera, os atacou com uma faca por volta das 8h30.

“Não esperamos uma morte tão trágica, em um lugar assim … Entrar em uma igreja para matar três pessoas é inconcebível para mim!”, Disse Nice-Matin Joffrey, marido de Nadine Devillers. “Estou com muita dor, felizmente estou rodeado de gente boa”, disse ele, decidido a ficar com a esposa, com quem mantém um relacionamento há quase 26 anos.

O alerta foi dado por Simone Barreto Silva, que faleceu após se refugiar em um restaurante próximo à basílica. Esta carismática franco-brasileira criava sozinha seus três filhos, de 7, 11 e 15 anos.

Emoção muito forte

Localizada perto da estação central de Nice, a basílica fica em uma área movimentada. Na quinta-feira do atentado, o povo de Nice se apressou em fazer compras ali antes da contenção contra a epidemia do coronavírus.

A emoção e a tensão já eram altas, em Nice como no resto da França, desde o assassinato do professor Samuel Paty, 13 dias antes, em 16 de outubro em Conflans-Sainte-Honorine (Yvelines).

Em Nice, o ataque à igreja também reviveu a memória do ataque mortal cometido na Promenade des Anglais em 14 de julho de 2016. Um tunisiano de 31 anos, dirigindo um caminhão, correu para o a multidão se reuniu para a exibição de fogos de artifício, deixando 86 mortos e mais de 450 feridos.

Desde o início das investigações sobre o atentado na Basílica de Nice, além do agressor, 11 pessoas foram presas e dez liberadas. Conhecido na Tunísia por atos de violência e drogas, Brahim A. havia se voltado para a religião por dois anos e isolado.

Hospitalizado em Nice depois de sua prisão, sem poder ser interrogado, foi transferido na sexta-feira de avião para Paris, onde a promotoria nacional antiterrorista está conduzindo uma investigação por “assassinatos em conexão com uma empresa terrorista”.
No mesmo assunto

Belo ataque: o suspeito foi transferido para Paris nesta sexta-feira

Duas vítimas, Vincent Loquès e Simone Barreto Silva, já foram sepultadas em privado nos últimos dias, após uma missa na basílica onde morreram. Para fins de autópsia, Nadine Devillers, cujos restos mortais apresentavam “um corte muito profundo na garganta, a ponto de ser decapitado”, segundo a investigação, será enterrada em poucos dias.

Para seguir o vídeo desta homenagem nacional em Nice para as vítimas do atentado na Basílica veja:

About Brasileiros Sem Fronteiras

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.