O livro AS 7 MARIAS recebe prêmio Nelson Seixas em São José do Rio Preto 

Por  Clóvis Assis – Circulação de ‘As 7 Marias’ pelo Prêmio Nelson Seixas incentiva crianças à leitura com oficinas de arte e contação de histórias.

LITERATURA E A ARTE são mais que fontes de prazer e de encantamento. Somente quem experimenta mergulhar fundo no universo dos livros – e das expressões artísticas – sabe que a viagem é mesmo repleta de surpresas, sensações e emoções, de aventuras imprevisíveis e infinitas possibilidades de chegada, jamais imaginadas.

A experiência proporcionada pelos livros, e isso vale para todas as idades, oferece múltiplos significados de mundo, que permite momentos de liberdade: visitar o passado, compreender o presente e projetar-se ao futuro.

Com a literatura infantil e infantojuvenil, aliada às artes, a viagem pode ser ainda muito mais fascinante, sem limites para o sonho e a imaginação. As obras literárias também podem ser convertidas a outros tipos de arte, como teatro, pintura, e até mesmo a música, já que ambas são atividades humanas ligada a manifestação de emoções e ideias.

Para as crianças e adolescentes, especificamente, uma boa relação com os livros contribui para o desempenho na escrita, seu senso crítico, criatividade e principalmente para sua formação humana, com a probabilidade de capacitá-los como agentes transformadores do futuro da humanidade.

E é para essa geração de leitores infantil e infantojuvenil que a escritora e psicopedagoga Samira Aparecida de Camargo e a ilustradora e artista plástica Germana Zanetti – autoras do livro ‘As 7 Marias’ (Helvétia Edições/2017), vêm dedicando, ao longo deste ano de 2018, projetos e ações correlacionados a sua obra literária, direcionada à crianças e educadores.

“A leitura abre a mente, amplia os horizontes e traz conhecimento”, atestam com absoluta convicção as autoras da publicação, que no último dia 12 de novembro concluíram as ações da Circulação ‘As 7 Marias’, projeto aprovado na categoria Literatura, pelo Prêmio Nelson Seixas 2018, da Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São José do Rio Preto (São Paulo, Brasil).


A ilustradora Germana Zanetti e a escritora Samira Camargo: premiadas na categoria Literatura pelo Prêmio Nelson Seixas (Foto: Divulgação)

Incentivadas pelo Programa de Fomento à Cultura da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto (SP) a escritora e ilustradora rio-pretenses realizaram, de 05 de outubro a 12 de novembro de 2018, uma série de atividades de Circulação artístico-educativas para crianças e adolescentes, estudantes da Rede Municipal de Ensino da cidade de Rio Preto (SP).

Premiado na Europa com o primeiro lugar, na categoria infantil e infantojuvenil, em concurso literário em Vevey, na Suíça, o livro ‘As 7 Marias’ (que conta a história de sete meninas e trata das diferenças que existem entre as pessoas), foi pré-lançado dia 25 de abril durante o 32º Salão do Livro e Imprensa de Genebra (Suíça) e simultaneamente no Brasil, na Livraria Leitura do Shopping Center Iguatemi São José do Rio Preto(SP).

Fotos deste evento: Talentos Helvéticos Brasileiros III – 24.04.2018

CRONOGRAMA: CIRCULAÇÃO DO LIVRO ‘AS 7 MARIAS’

Premiado na Europa com o primeiro lugar, na categoria infantil e infantojuvenil, em concurso literário em Vevey, na Suíça, o livro ‘As 7 Marias’ foi pré-lançado dia 25 de abril pela “Helvetia Éditions” durante o 32º Salão do Livro e Imprensa de Genebra.

ASSIM COMO o teor da obra literária, recomendada aos educadores como material educativo/pedagógico, útil na formação da educação de futuros adultos, o conteúdo programático das atividades de circulação, por meio do Prêmio Nelson Seixas, foi desenvolvido e aplicado de acordo com a narrativa de ‘As 7 Marias’.

Dividido em duas etapas – nas modalidades Entrega de Livros e Circulação da História do Livro – o cronograma de ações abrangeu as disciplinas de Leitura Dramática, Contação de Histórias, Oficinas de Artes, Discussões e Entrevistas feitas pelos alunos às autoras.

ENTREGA DE LIVROS

Na primeira modalidade, três instituições do município de São José do Rio Preto (SP) foram contempladas, cada uma, com a doação de cinco exemplares da obra ‘As 7 Marias’.

Esta primeira fase teve inicio no dia 05 de outubro, e a Biblioteca Municipal Pública ‘Dr. Fernando Costa’ foi a primeira instituição a receber os exemplares.

No dia 26 de outubro a entrega dos livros ocorreu na Escola Municipal ‘Deputado Silvio Benito Martini’ e no dia 12 de novembro a instituição contemplada foi a Escola Municipal ‘Cachinhos de Ouro’, finalizando esta etapa do projeto de Circulação.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E OFICINAS DE ARTE

JÁ A SEGUNDA MODALIDADE da Circulação de ‘As 7 Marias’, com atividades como Leituras Dramatizadas e Contações de Histórias pela escritora Samira Camargo e Oficinas de Arte, pela ilustradora Germana Zanetti, teve início dia 22 de outubro com os alunos da Escola ‘Bad’s Crew Foundation’, em Rio Preto (SP).

No dia 24 de outubro, na semana de comemoração ao Dia Nacional do Livro (29/10), os alunos da Escola Municipal ‘Zumbi do Palmares’ participaram da sessão de Contação de Histórias com atividades de desenho na Biblioteca Municipal ‘Dr. Fernando Costa’.

E finalizando a segunda etapa do projeto, no dia 05 de novembro foi a vez da Escola Municipal ‘Vera’ do Distrito de Engenheiro Schimitt receber o projeto, com atividades na Praça Santa Apolônia. ‘São as diferenças que proporcionam entre as 7 Marias, lindas brincadeiras e Lindas amizades’

NAS ATIVIDADES das Oficinas de Arte, a escritora Samira Camargo e a artista plástica Germana Zanetti trabalharam desenho e pintura com base nas 7 cores do arco-íris e ainda falaram aos alunos das coincidências e diferenças existentes entre as 7 notas musicais, com as sete cores no arco-íris e as características das sete personagens, chamadas Marias.

Segundo Germana, a partir da combinação das cores do arco-íris, os alunos puderam colorir a ‘Maria’ que quisessem. “E cada criança escolheu pintar a ‘sua Maria’ de acordo com as características físicas e psicológicas da personagem, com a qual mais se identificava”, destacou a ilustradora.

As autoras explanaram ainda sobre as infinitas possibilidades das composições resultantes da combinação entre as 7 notas musicais. “Explicamos que com apenas sete notas musicais podemos compor lindas músicas. As diferenças entre elas proporciona as músicas que ouvimos”, conceituou a psicopedagoga Samira Camargo.

Por meio destas metáforas, as autoras demonstraram que todas as cores e notas são diferentes entre si e, assim como as pessoas, todas se aperfeiçoam. “Cada um de nós é especial. E justamente por sermos diferentes é que nos completamos”, ressaltou.

Desta feita, escritora e ilustradora sentiram-se efetivadas nesta missão, por meio da união entre a arte e a literatura, de falar às crianças sobre a importância do respeito às diferenças. “São as diferenças que proporcionam entre as 7 Marias, lindas brincadeiras e lindas amizades”, completou Samira.

“Sentimo-nos muito felizes pela aceitação aos nossos pequenos leitores, que se demonstraram ávidos por literatura e arte. Estamos muito satisfeitas pelos resultados obtidos”, concluiu Germana Zanetti.

KIT AS 7 MARIAS

“O material que preparamos para o Prêmio Nelson Seixas, utilizados nas atividades de Circulação, teve tanto sucesso entre os alunos e educadores, que até se transformou em kit para venda”, conta Samira Camargo.

Segundo a escritora este Kit é composto de 7 bonecas de pano, semelhantes as sete Marias do livro, onde seus rostos são pintados pela ilustradora do livro, a artista plástica Germana Zanetti, além de uma cadeirinha de rodas, um exemplar do livro e uma sacola especial.

De acordo com Samira e Germana, os ideais propostos pelo projeto realizado com o incentivo do Prêmio Nelson Seixas foram coroados com êxito absoluto. Convictas dos efeitos consequentes da Circulação de As 7 Marias, escritora e ilustradora sentiram-se realizadas no cumprimento desta, que elas consideram uma missão.

Dentre os objetivos específicos: a formação do hábito de leitura; contato com o livro; a importância de ouvir, criar e contar histórias; exercícios criativos na oficina de artes, além de avaliação dos estágios psicológicos de aprendizado da criança.

“Foram tantos os elogios dos alunos, professores e diretores que ficamos muito felizes e gratas por fazer parte deste Prêmio Nelson Seixas”, reverenciou Samira Camargo.

Com excelência, a obra ‘As 7 Marias’ está entre as literaturas infantojuvenis mais vendidas na loja virtual da Helvétia Edições (www.helvetia-edicoes.com.br). O livro também ocupa o ranking dos mais vendidos, nesta categoria, na Livraria Leitura, no Shopping Center Iguatemi de São José do Rio Preto (SP).

Oficinas de Arte e Contação de Histórias do livro As 7 Marias foram realizadas para crianças e adolescentes em várias instituições de Rio Preto, SP (Foto: Divulgação)

Segundo a psicopedagoga, todos os alunos que participaram da Circulação ‘As 7 Marias’ pelo Prêmio Nelson Seixas 2018, entre 05 de outubro e 12 de novembro, se envolveram com entusiasmo ao projeto ao ouvir a história das sete Marias e que adoraram conhecer a Genética.

“Através da história das sete Marias e da  Dona Genética os alunos entenderam que são as diferenças que possibilitam a diversidade de brincadeiras e possibilidades de entendimento entre os seres humanos. E que somos diferentes exatamente porque existe um código genético único para cada ser”, avaliou Samira.

“Ficamos realizadas com toda a programação desenvolvida neste ano pelo Projeto Nelson Seixas, que foi para nós uma grande satisfação. Para mim e para a Germana foi uma experiência maravilhosa”, reverenciou a escritora rio-pretense.

Além do troféu de reconhecimento, a escritora Samira Camargo e a ilustradora Germana Zanetti receberam um crédito financeiro para a operacionalização do projeto, executado em instituições da rede pública de ensino de Rio Preto.

Mais informações:

www.as7marias.com.br
www.helvetia-edicoes.com.br

Matéria completa do Clóvis Assis: https://clovisassisemcena.blogspot.com/2018/11/literatura-circulacao-de-as-7-marias

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: