8° JUNIFEST e o 6° Salão de Arte da Casa Brasil Liechtenstein 2021

Por Louisa Monteiro (Alemanha, 16.06.2021)

O 8° JUNIFEST e o 6° Salão de Arte da Casa Brasil Liechtenstein foram dez dias de programa – 07 a 15 de junho de 2021 – voltados para a divulgação da arte e cultura brasileira na Europa sob a direção da arquiteta carioca Denise da Cruz que também é a idealizadora deste evento.

JUNIFEST

O JUNIFEST era realizado anualmente no início de junho (em alemão “Juni” significa junho; então JUNIFEST é “festa do mês de junho”) na primavera na Europa. O local é onde são realizadas óperas, peças de teatro, ballet e é o maior salão de eventos de Liechtenstein, o “Vaduzer Saal”. Porém por causa das medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19 houve a proibição de eventos de massa e de aglomerações.

JUNIFEST EM REALIDADE VIRTUAL

Com o seu espírito criativo e inovador Denise adaptou-se à nova era rapidamente e não permitiu que a pandemia de COVID-19 quebrasse essa onda positiva que a arte e cultura nos traz. Ela decidiu fazer o evento online em realidade virtual para que o público pudesse interagir com os palestrantes do 8° JuniFest e com as obras e os artistas da 6ª Edição do Salão de Arte.

HUB DA MOZILLA

Denise optou pela plataforma Hub da Mozilla (Mozilla Hubs) que é um espaço virtual envolvente com ferramentas de eventos virtuais onde os participantes criam avatares (seu personagem virtual) e podem caminhar no local do evento, ver as palestrar e as obras de arte, enfim interagir com tudo e todos no evento de realidade virtual.

Juntamente com a Helena Kleist, diretora da ART IN PLACES, Denise gravou o primeiro vídeo tutorial onde ela me recebeu dentro do evento de demonstração no mês de maio de 2021 para ajudar os participantes a se familiarizar com esta nova tecnologia. Depois ela testou com vários participantes.

ABERTURA DO 8° JUNIFEST

Finalmente chegou o dia 07.06.2021 quando o Exmo. Sr. José Estanislau Do Amaral Souza Neto, Embaixador do Brasil na Suíça e Liechtenstein, fez a abertura deste evento. Nos dez seguintes dias houveram palestras e visitas do público as obras de arte.

Um dos pontos principais para os artistas foi a votação online das suas obras através do Instagram da Casa Brasil Liechtenstein.

O evento foi mais uma vez um sucesso e no dia 15.06.2021 a Denise publicou o nome dos vencedores do concurso de pintura na categoria adultos e jovens talentos no site e nas suas redes sociais.

Quem desejar mais informações sobre artistas vencedores:

Vencedores do 6° Salão de Arte da Casa Brasil Liechtenstein 2021

 

CASA BRASIL LIECHTENSTEIN

WEBSITE: www.casabrasil.li
INSTAGRAM: www.instagram.com/casabrasilliechtenstein
YOUTUBE: www.youtube.com/channel/UCa3yGIqXBANkWk7SdnlRVcQ/videos
GRUPO NO FACEBOOK: Grupo 8° Salão de Arte Brasileira em Liechtenstein
PÁGINA NO FACEBOOK: www.facebook.com/casabrasil.li

 

 

gcfffc

 

About Brasileiros Sem Fronteiras

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: