Arte abstrata de dois Paraibanos em Aachen na Alemanha
ABSTRAKTION UND IMMERSION Aachen

Arte de dois Paraibanos em Aachen na Alemanha – abstração e imersão

O vernissage da exposição “ABSTRAKTION UND IMMERSION” (abstração e imersão) ocorrerá em Aachen, na Alemanha, no dia 10/11/2017 às 19:00 horas na Nadelfabrik.

Dois artistas brasileiros de João Pessoa, Paraíba – o Denis Cavalcanti e a Maria José Porto, que residem atualmente em Portugal, apresentarão mais uma vez as suas obras para o público alemão. Eles já expuseram em Eschweiler, Köln e Aachen.

O Denis Cavalcanti apresentará sua coleção de arte abstrata e a Maria José Porto vai expor além das suas telas, com  imagens do mar mostrado por dentro, uma série de fotografias da cidade de Brasília.

A exposição é promovida pelo Consulado Honorário de Aachen e a Prefeitura de Aachen (STADT AACHEN) e contará com a presença da Consulesa Maria Clara Carísio.

Mais informações sobre o local do evento:

Vernissage da arte de dois Paraibanos em Aachen na Alemanha – abstração e imersão

Texto: Louisa Monteiro para os Brasileiros Sem Fronteiras

Sobre os artistas

MARIA JOSÉ PORTO

Artista plástica e fotógrafa brasileira, arte-educadora, graduada em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil e também com os Cursos Avançado e Ultra-Seminar, pelo Silva Mind Control International em Portugal.

Acostumada a observar pinturas mostrando o mar, visto por fora, resolveu brindar os olhares mais atentos com imagens do mar mostrado por dentro. Com sua pintura, a artista conduz o espectador a um mundo de contemplação, mergulhando nas profundezas dos oceanos, numa dimensão riquíssima de matizes únicos, à qual não estamos acostumados a ver e sentir no quotidiano.

Trabalha com variadas técnicas, como acrílico sobre tela, óleo, pastéis, aquarelas, xilogravuras, e bico de pena. Participou das 14ª e 15ª edições do Salão de Artes Plásticas de Teresina, Piauí e do Prêmio Guilherme Hortêncio Ribeiro. Realizou uma Exposição Individual no Senado Federal, Brasília e participou das três edições da mostra “As Cores da Arte Paraibana”, na Câmara Federal, em Brasília, em João Pessoa, e no Rio de Janeiro. Participou de Exposição nas Galerias Gamela de Arte, Galeria Louro & Canela, Arte 7, no Brasil e no Espaço de Arte Macchiato em, Portugal e da Exposição UNIVERSO FEMININO, também em Portugal. Participou, de duas edições do Festival ART OPEN FESTIVAL em Eschweiler e Exposições em Koln e Rhens, na Alemanha.

DENIS CAVALCANTI 

Nascido no Brasil. Desenhista de formação técnica, nas áreas de urbanismo e arquitetura e arte publicitária. Iniciou a produção artística em 1983, em Exposições Coletivas de Arte, ocasião em que recebeu seus primeiros prêmios. Residiu em Lisboa, Portugal, onde desenvolveu trabalho ligado à arte publicitária.

De volta ao Brasil aprofundou suas pesquisas no sentido de fundamentar seu trabalho de pintura. Estudou História da Arte, seus movimentos e escolas mais importantes. O encontro com a escola construtivista russa foi inevitável, e simultâneo com a identificação com a Escola Bauhaus.

Construtivismo e concretismo passaram a povoar seu imaginário e tornaram-se referência em seu trabalho. A partir daí, foi uma viagem sem volta. Hoje sua arte é uma necessidade, cada vês maior, para lhe dar sentido à vida. Pintar é completar-se: saber-se dentro da vida.
Foram diversas exposições por todo o país, prêmios e participações em Salões de Arte. Voltou à Portugal, onde reside atualmente e dedica-se integralmente à pintura, tendo participado de diversas exposições, além de Festivais e Salões de Arte na Alemanha e Itália.

 

 

ABSTRAKTION UND IMMERSION Aachen

 

 

O vernissage da exposição “ABSTRAKTION UND IMMERSION”

MARIA JOSÉ PORTO
Título: SEA WATER PLANTS ● Artista: Maria José Porto ● Técnica: acrílico sobre tela ● Dimensão: 90 x 100cm
Denis Cavalcanti
Título: SUMMER ● Artista: Denis Cavalcanti ● Técnica: acrílico sobre tela ● Dimensão: 100 x 100 cm

About Brasileiros Sem Fronteiras

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: