Inauguração do Instituto do Mundo Lusófono em Paris

Dos dias 6 a 8 de dezembro de 2017 ocorrerá a inauguração do Instituto do Mundo Lusófono em Paris com diversos simpósios, apresentações, exposição de arte e noite de gala com jantar e entrega das premiações.

Criação do Instituto do Mundo Lusófono

No final de 2015, um Instituto inovador nasceu sob o nome de “Institut du Monde Lusophone” (em português: Instituto do Mundo Lusófono). A sua criação baseia-se na observação de que nossas sociedades modernas estão cada vez mais resignadas a práticas linguísticas onde o uso de uma única língua, língua eleita da globalização do mundo, é essencial em todas as áreas, sem que nossas sociedades julguem útil para realmente questionar os motivos, o significado e as consequências de todas as ordens.

Mundo Lusófono

O mundo lusófono, a voz da alteridade e do futuro, vê a diversidade das línguas como um elemento essencial da diversidade cultural da humanidade. Chegou o momento para os países e as comunidades de língua portuguesa de todos os setores da vida crescerem no respeito pelas culturas que se combinam no plural através de uma geografia estrategicamente relevante para a história e os desafios contemporâneos.

A Lusofonia é o cerne das relações internacionais, guiado por várias questões. Estes podem ser comuns a diferentes projetos: paz, luta contra o subdesenvolvimento, proteção dos direitos humanos.

A afirmação da lusofonia é, antes de mais, uma fonte diária de riqueza e inspiração para os próprios falantes portugueses, as diásporas espalhadas por todo o mundo e os lusófilos apaixonados pela língua portuguesa e a diversidade das culturas de língua portuguesa. Não são da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) – a comunidade oficial dos países de língua portuguesa – nem das diásporas de língua portuguesa como tal. A galáxia de língua portuguesa é uma nova visão do mundo, respeitosa de todas as culturas.

O potencial cultural e econômico do espaço lusófono é muito real. A revista americana Monocle, em outubro de 2012, dedicou uma questão especial ao que chamou na época “A geração da Lusofonia: as razões pelas quais o português é a nova linguagem do poder e das empresas”. A Lusofonia também atua nos campos privilegiados: a economia da cultura, a economia digital, a economia do conhecimento, a economia social e a economia verde. Pretende explorar todas as potencialidades da inteligência lusófona e apoiar a ligação em rede dos atores.

Missão

É precisamente nessa lógica que a atividade do Instituto está inserida. A sua principal missão é aumentar o uso e a influência da língua portuguesa em todas as suas dimensões políticas, culturais, educacionais, econômicas, médias, científicas, técnicas, geográficas, esportivas, etc., promovendo os valores de língua portuguesa. Esta ação deve permitir consolidar a influência internacional da língua portuguesa.

O mundo lusófono é, portanto, uma plataforma de diálogo, intercâmbios e reflexões que visa propor uma nova visão dentro do universo lusófono e estendê-la ao conjunto euro-mediterrâneo.

A lusofonia traz consigo valores e uma universalidade que atravessam o tempo e o espaço. A lusofonia é portadora do futuro.

Fonte: www.imlus.org

Tradução e adaptação para o português: Louisa Monteiro

Para mais informações sobre o programa do lançamento em dezembro dos dias 6-8 de dezembro de 2017: https://brasileirossemfronteiras.com/eventos

Tags: Institut du Monde Lusophone, Lusophone World Institute, Instituto do Mundo Lusófono, Mundo Lusófono, diversidade das línguas, línguas como um elemento essencial da diversidade cultural da humanidade, países de língua portuguesa, comunidades de língua portuguesa, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, CPLP, diásporas de língua portuguesa, influência internacional da língua portuguesa, influência da língua portuguesa, lusofonia, 

Leave a Reply

0
%d bloggers like this: