Jovem viseense, Marlene Cardoso, coroada “Miss Ronde Suisse Romande 2017”

Por Augusto Lopes –

Possuidora de uma beleza e simpatia singulares, uma jovem portuguesa, promete agitar e sensibilizar o público ligado aos desfiles de moda na Suíça, de forma a reconhecer a beleza da mulher portuguesa, coms suas formas  e simpatia.  

O Teatro de Marens, em Nyon, Suíça recebeu mais de 400 pessoas para assistirem à cerimônia de coroação de “Miss Ronde Suisse Romande”, que foi atribuído a uma portuguesa.

Marlene Cardoso tem 30 anos, é natural de Pinheiro de Stos Evos,  Viseu. Chegou à Suíça com a tenra idade de 6 anos de idade, tendo fixado residência em Genebra, onde fez os estudos ligados à área comercial. Desde criança sempre teve muitos sonhos, mas também  decidida  a lutar por eles. Assim, sendo uma jovem multifacetada teve passagens notáveis pelo canto, e vários tipos de dança. Não obstante todas estas virtudes ela não se sentia realizada e desejava alcançar algo diferente, que sempre a fascinou: a Moda.

Quando se inscreveu em janeiro neste concurso não imaginava chegar à final e conseguir tão considerável prémio, sobretudo porque havia cerca de 150 candidatas  e todas com a mesma ambição.

Marlene Cardoso, como surgiu a ideia de  participares  neste concurso de Miss Ronde Suisse Romande?

Na realidade, foi uma amiga que me incentivou a participar, tendo insistido bastante pois ela achava que eu reunia os critérios necessários para fazer uma boa representante da mulher com outras formas e tamanhos, e que poderia ajudar outras mulheres a ganharem autoestima, não terem complexos com o seu corpo, podendo ser mais felizes. Ela conhece-me bem e sabe que durante muito tempo vivi limitada por barreiras que eu própria construí. Agora meu projeto de vida passa pelo desejo de me livrar de complexos inúteis e sofrimentos antigos. Este novo desafio deu-me a oportunidade de reunir condições para encarar os desafios com outra determinação e confiança.

Prune Moeckli é a presidente do evento Miss Ronde Suisse Romande, que vai já na quarta edição e sentia-se bastante contente com o sucesso do evento, revelando com entusiasmo  o intuito deste concurso “… é dar uma experiência única às mulheres em seu caminho para a libertação do peso do julgamento das outras pessoas. Rodeado por uma equipa de profissionais que os treinará ao longo do caminho. Eles terão a chance de serem destacados e fotografados por pessoas sensíveis à beleza das mulheres com outras formas. Igual oportunidade, treinamento, apoio, compartilhamento e autodesenvolvimento são o tema desta aventura”.

Marlene, o que representou para ti esta experiência, de quase um ano em preparação e contacto com este meio da Moda?

Foi um percurso extremamente enriquecedor, onde  tivemos várias actividades de formação de auto-confiança, treinamos muito para fazer desfiles de moda, maquilhagem, aulas de expressão e sobretudo tivemos uma verdadeira cumplicidade entre todas, pois sempre houve um bom ambiente entre nós, com  muita animação, e convívio. Recordo uma frase dita por uma colega nossa, também candidata  numa outra final, a Kristen, que dizia: «  Uma mulher sem curvas é como jeans sem bolsos, não sabemos onde colocar as mãos », o que revela bem que temos de sentir orgulho em nós, no nosso corpo e encarar a vida sempre com humor, pois se não  gostarmos de nós quem o fará?

No final do evento, seus pais, Joaquim Paulo, e Rosa Paulo, estavam radiantes, referindo que « …se já antes tínhamos muito orgulho nela agora ainda estamos mais. Sempre nos deu muitas alegrias, e é muito amiga de ajudar os outros, o que os seus amigos também retribuíram, pois ela recebeu apoio de muita gente, inclusive vieram amigos de França para a apoiar nesta noite memorável »

Como costumas passar o teu tempo livre?

Uma das minhas grandes paixões é a música que eu expresso através das canções me faz esquecer meus complexos e me atrevo a ser eu. O resto do meu tempo livre passo-o com meus amigos e familiares que representam o meu maior apoio e as mais lindas motivações nesta aventura. Adoro animais, especialmente meu cachorro!

Quais outros projetos que desejarias realizar em breve?

Durante um ano temos várias atividades, no sentido de sensibilizar a sociedade para a valorização das mulheres, pelo que a agenda pessoas está já bem preenchida, tendo sido sempre muito bem recebida em todos os eventos que participa.

Artigo : Augusto Lopes

Fotos : Lou Carriço

Página de facebook de Marlene Cardoso

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: