O dia dos artistas na Câmara Municipal de João Pessoa

BSF ESPECIAL BRASIL

Hoje, 21/03/2018, a fundadora do Brasileiros Sem Fronteiras – Luzimar “Louisa” Monteiro –  teve a honra de ter sido convidada pela vereadora Helena Holanda para participar da mesa de debates na Câmara Municipal de João Pessoa durante a programação especial sobre os DIA DOS ARTISTAS.

O dia dos artistas paraibanos

A Vereadora Helena Holanda lançou o projeto “Arte não é brincadeira”. Ela reavivou um projeto “caduca” já aprovado durante 1935-1955 e esquecido, para promover os artistas paraibanos. Ela pretende incluir o dia dos artistas paraibanos no calendário municipal para legalizar o projeto para valorizar o trabalho dos palhaços, escritores, escultores, músicos, artistas plásticos entre outros.

A professora e artista plástica Madalena Acioly chamou a atenção do público ao fato que os artistas paraibanos não tem um ponto de encontro não elitizado e que os políticos têm medo dos artistas, porque a língua do artista é livre.

Também foram feitas homenagens ao Dia Internacional da Síndrome de Down e o Dia Internacional contra a Discriminação Racial

Dia Internacional da Síndrome de Down

O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado anualmente em 21 de março. A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o seu bem-estar e a inclusão das pessoas com Down na sociedade. A primeira comemoração da data foi em 2006.

Dia Internacional contra a Discriminação Racial

O Dia Internacional contra a Discriminação Racial é uma importante data que reforça a luta contra o preconceito racial em todo o mundo. O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebra-se em 21 de março em referência ao Massacre de Sharpeville.

Em 21 de março de 1960, em Joanesburgo, na África do Sul, 20.000 pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais onde era permitida sua circulação. Porém, mesmo tratando-se de uma manifestação pacífica, a polícia do regime de apartheid abriu fogo sobre a multidão desarmada resultando em 69 mortos e 186 feridos.

Em memória a este massacre a Organização das Nações Unidas – ONU – instituiu 21 de março o dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial. A luta contra a discriminação racial só começou a se intensificar no Brasil após a Constituição Federal de 1988.

O vídeo produzido pela TV Câmara João Pessoa está disponível ao público no YouTube:

https://youtu.be/d7TFPEauL24

Local: Plenário do anexo CMJP
Rua das Trincheiras, 43 – Centro, João Pessoa – PB, 58011-000
Mais informações sobre as atividades da Câmara Municipal de João Pessoa estão no site www.cmjp.pb.gov.br

Fotos do evento no Google +: https://photos.app.goo.gl/DXPy13XdkvRpk8Az1

Mais informações:

TV Câmara de João Pessoa: www.facebook.com/tvcamarajp

Por Louisa Monteiro para os Brasileiros Sem Fronteiras

21.03.18

 

 

Tags: TV Câmara de João Pessoa, Plenário do anexo CMJP, Dia Internacional da Síndrome de Down, Dia Internacional contra a Discriminação Racial, Massacre de Sharpeville,

Funjope – Fundação Cultural de João Pessoa, TV Câmara de João Pessoa,

Luzimar Monteiro, Louisa Monteiro, Brasileiros Sem Fronteiras,

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

0
%d blogueiros gostam disto: