O dia dos artistas na Câmara Municipal de João Pessoa

BSF ESPECIAL BRASIL

Hoje, 21/03/2018, a fundadora do Brasileiros Sem Fronteiras – Luzimar “Louisa” Monteiro –  teve a honra de ter sido convidada pela vereadora Helena Holanda para participar da mesa de debates na Câmara Municipal de João Pessoa durante a programação especial sobre os DIA DOS ARTISTAS.

O dia dos artistas paraibanos

A Vereadora Helena Holanda lançou o projeto “Arte não é brincadeira”. Ela reavivou um projeto “caduca” já aprovado durante 1935-1955 e esquecido, para promover os artistas paraibanos. Ela pretende incluir o dia dos artistas paraibanos no calendário municipal para legalizar o projeto para valorizar o trabalho dos palhaços, escritores, escultores, músicos, artistas plásticos entre outros.

A professora e artista plástica Madalena Acioly chamou a atenção do público ao fato que os artistas paraibanos não tem um ponto de encontro não elitizado e que os políticos têm medo dos artistas, porque a língua do artista é livre.

Também foram feitas homenagens ao Dia Internacional da Síndrome de Down e o Dia Internacional contra a Discriminação Racial

Dia Internacional da Síndrome de Down

O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado anualmente em 21 de março. A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o seu bem-estar e a inclusão das pessoas com Down na sociedade. A primeira comemoração da data foi em 2006.

Dia Internacional contra a Discriminação Racial

O Dia Internacional contra a Discriminação Racial é uma importante data que reforça a luta contra o preconceito racial em todo o mundo. O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebra-se em 21 de março em referência ao Massacre de Sharpeville.

Em 21 de março de 1960, em Joanesburgo, na África do Sul, 20.000 pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais onde era permitida sua circulação. Porém, mesmo tratando-se de uma manifestação pacífica, a polícia do regime de apartheid abriu fogo sobre a multidão desarmada resultando em 69 mortos e 186 feridos.

Em memória a este massacre a Organização das Nações Unidas – ONU – instituiu 21 de março o dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial. A luta contra a discriminação racial só começou a se intensificar no Brasil após a Constituição Federal de 1988.

O vídeo produzido pela TV Câmara João Pessoa está disponível ao público no YouTube:

https://youtu.be/d7TFPEauL24

Local: Plenário do anexo CMJP
Rua das Trincheiras, 43 – Centro, João Pessoa – PB, 58011-000
Mais informações sobre as atividades da Câmara Municipal de João Pessoa estão no site www.cmjp.pb.gov.br

Fotos do evento no Google +: https://photos.app.goo.gl/DXPy13XdkvRpk8Az1

Mais informações:

TV Câmara de João Pessoa: www.facebook.com/tvcamarajp

Por Louisa Monteiro para os Brasileiros Sem Fronteiras

21.03.18

 

 

Tags: TV Câmara de João Pessoa, Plenário do anexo CMJP, Dia Internacional da Síndrome de Down, Dia Internacional contra a Discriminação Racial, Massacre de Sharpeville,

Funjope – Fundação Cultural de João Pessoa, TV Câmara de João Pessoa,

Luzimar Monteiro, Louisa Monteiro, Brasileiros Sem Fronteiras,

Deixe uma resposta

0
%d blogueiros gostam disto: