QUAL É A MELHOR PLATAFORMA DE E-COMMERCE? CONHEÇA AS 5 MAIS USADAS NO MUNDO!

Por Ian Castro (Diretor da Intermídias)

Pode parecer uma frase muito óbvia para iniciar este publicação sobre como escolher a melhor plataforma de e-Commerce, mas, ainda assim, gostaria de começar o texto com ela: criar um e-Commerce é o mesmo que criar um Loja, só que virtual.

E por que começar de forma tão óbvia assim um texto que vai falar sobre como escolher a melhor plataforma de e-Commerce para o seu negócio? Ao escolher a sua Plataforma de e-Commerce, você está escolhendo a “base” do seu negócio; é fundamental considerar aspectos como atendimento, suporte, gestão de estoque, SEO para e-Commerce, entre outros cuidados necessários – que devem ser parte do business plan (ou, simplesmente, plano de negócios) do seu e-Commerce. Pense no futuro, no crescimento, no quanto você quer ganhar com o seu e-Commerce e só depois você escolhe a ferramenta.

Dito isso, a primeira pergunta para escolher uma ferramenta de commerce adequada para as suas necessidades e os seus produtos é…

O seu site de e-Commerce é um hobby ou um negócio?

Sendo muito prático e honesto: qualquer um pode fazer um e-Commerce hoje. Existem muitas plataformas/serviços de e-Commerce, pagos e gratuitos, que permite que pessoas (com apenas um pouco de bom senso e) sem qualquer conhecimento em design ou programação construam lojas virtuais de forma fácil e rápida. Inclusive ter uma loja online já se transformou até em uma segunda fonte de renda (bem popular) entre muitos trabalhadores brasileiros.

É possível criar um site de e-Commerce com estas plataformas e serviços gratuitos? Sim, mas tenha em mente que plataforma que você escolher para o seu e-Commerce é o que vai determinar até onde você poderá chegar com ele – e dirá, de antemão, quais serão as suas limitações futuras.

Como mostrei na publicação sobre SEO para e-Commerce, várias destas plataformas disponíveis no mercado não possuem vários recursos que são basilares para otimizar a sua loja, ou para integrá-la com um sistema de CRM (manter um relação com seus clientes e fazer upsell/cross-sell) ou auxílio de uma ferramenta de CRO (Conversion Rate Optimization, ou seja a análise das suas páginas e melhoria das conversões). Tudo isso para tornar a experiência de gestão da loja mais simples – às vezes, simples até demais.

Voltando à questão principal, basicamente há duas formas de fazer um site de e-Commerce:

  1. rápida, sem custos e um menor controle da loja; e a
  2. demorada, com custos e um maior controle da loja.

Se você quer fazer um projeto amador, um hobby, recomendo a primeira forma.

Por que? Não apenas pelo investimento inicial na criação/adaptação da ferramenta/layout (que podem ser drasticamente reduzidos a partir do desenvolvimento/adaptação de sistemas pré-prontos, como o Magento ou WordPress), mas por causa do custo fixo (inclusive o seu “custo de oportunidade” para manter a ferramenta).

Entenda: o manuseio de uma Plataforma de e-Commerce mais robusta é mais complicado (tecnicamente falando) e exige mais conhecimento do usuário – e, por consequência, há uma maior probabilidade de cometer erros ou da necessidade de manutenção técnica. Agora pense comigo: se o mesmo usuário que manusear a plataforma é quem faz o produto (ou quem toca o negócio como um todo, que, no caso é você), um tempo produtivo estará sendo trocado por tempo em atividades marginais ao seu negócio, ou seja… prejuízo.

É por isso que existem várias plataformas gratuitas online para facilitar a criação de uma loja virtual e diminuir os custos envolvidos no processo. Quais? Clique aqui e você verá muitas delas.

Se você quer fazer um projeto profissional, um negócio, recomendo a segunda forma.

Apesar de um maior investimento inicial, como já falei, há uma série de vantagens em construir o seu site de e-Commerce sobre alguma das maiores plataformas do mundo – que dão controle absoluto sobre cada um dos aspectos da sua loja online.

Plataformas pré-prontas de e-Commerce, por melhor que sejam, muitas vezes não suportam integrações com outros serviços (chat online, CRM, entre outros) ou possuem recursos (SEO, Design Responsivo, etc) que, com certeza, você precisará em um futuro bem próximo para aumentar suas vendas e manter seu negócio crescendo. Quando se parte de uma Plataforma de e-Commerce e de um trabalho profissional em sua personalização, você pode ter o controle sobre todos estes aspectos (e muitos outros) e aumentar a sua capacidade de adaptação à novas tendências e tecnologias (CRO, Notificações PUSH).

Melhor Plataforma de e-Commerce do mundo? Não existe uma, existem cinco!

 #1 Melhor Plataforma de e-Commerce:

Magento

Qual é a melhor Plataforma de e-Commerce? Conheça as 5 mais usadas no mundo! (Marketing Digital )Magento é o maior CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) para e-Commerce do mundo – e tem uma versão, bem robusta, completamente grátis, open source. O grande diferencial do Magento é a sua flexibilidade e controle sem precedentes – absolutamente tudo é configurável – isso porque a grande premissa do Magento é a idéia que cada e-Commerce tem de ser único. Já falei que é a Plataforma de e-Commerce mais utilizada no mundo?

Qual é a melhor Plataforma de e-Commerce? Conheça as 5 mais usadas no mundo! (Marketing Digital )

#2 Melhor Plataforma de e-Commerce:

OpenCart

Qual é a melhor Plataforma de e-Commerce? Conheça as 5 mais usadas no mundo! (Marketing Digital )OpenCart também é uma Plataforma de e-Commerce bastante popular. Na verdade, ele é um pouco mais simples que o comum: ele foi concebido para ser “apenas” um carrinho de compras. Ele também tem uma grande comunidade e é ideal para quem quer criar o seu próprio e-commerce com um custo menor (mas contando com uma plataforma robusta). OpenCart tem vários recursos interessantes: é fácil de usar, SEO-Friendly e tem uma interface relativamente simples – não tanto quanto meu CMS preferido, que vamos ver mais a frente.

Qual é a melhor Plataforma de e-Commerce? Conheça as 5 mais usadas no mundo! (Marketing Digital )

#3 Melhor Plataforma de e-Commerce:

PrestaShop

Qual é a melhor Plataforma de e-Commerce? Conheça as 5 mais usadas no mundo! (Marketing Digital )PrestaShop é outro CMS de e-Commerce que tem uma legião de fãs. Diferente dos anteriores, o PrestaShop se destaca por oferecer alguns recursos de “marketing” que ajudam a engajar mais os cliente e aumentar as vendas on-line. Sendo um pouco mais claro, ele oferece estes recursos de forma mais fácil do que as outras plataformas, que são completamente abertas integrações com diversos serviços e ferramentas que podem dar à elas as mesmas funcionalidades, ou funcionalidades melhores ainda. No geral, é uma Plataforma de e-Commerce confiável que está entre os principais players do mercado.

Qual é a melhor Plataforma de e-Commerce? Conheça as 5 mais usadas no mundo! (Marketing Digital )

 

#4 Melhor Plataforma de e-Commerce:

 Zen Cart

Qual é a melhor Plataforma de e-Commerce? Conheça as 5 mais usadas no mundo! (Marketing Digital )Zen Cart é uma Plataforma de e-Commerce menos potente que as demais, mas muito fácil de usar, intuitiva e amigável ao usuário – aí que está o seu sucesso. O grupo que desenvolve o Zen Cart tem como filosofia pensar como seu público. Eles se colocam no lugar dos lojistas, consultores, designers e programadores e acreditam que, nesta posição, podem criar um design com maior utilidade e valor para o usuário. Discutível, mas tem seus defensores.

Qual é a melhor Plataforma de e-Commerce? Conheça as 5 mais usadas no mundo! (Marketing Digital )

#5 Melhor Plataforma de e-Commerce:

WordPress + WooCommerce

Qual é a melhor Plataforma de e-Commerce? Conheça as 5 mais usadas no mundo! (Marketing Digital )O “combo” WordPress + Plugins de e-Commerce (WooCommerce) é a minha solução predileta. Não apenas a minha, mas a quinta mais famosa do mundo. Porque? Simples: ela parte do WordPress (o CMS mais usado no mundo), pra criar uma loja virtual com recursos muito similares aos principais player do mercado, grande capacidade de personalização, interface user-friendly e todas as possibilidades de funcionalidades e plugins que o WordPress oferece – blog, rede social própria, fórum de discussão, entre muitos outros. Entre os plugins de e-Commerce recomendamos, a minha preferência é o WooCommerce, que tem fácil acesso a estatísticas, categoriações de produtos e uma série de plugins para aumentar ainda mais suas funcionalidades – o colocando no mesmo nível dos outros CMS de e-Commerce.

Qual é a melhor Plataforma de e-Commerce? Conheça as 5 mais usadas no mundo! (Marketing Digital )

 

Alguns critérios para prestar atenção quando for escolher a sua Plataforma de e-Commerce

No início desta publicação falamos sobre a necessidade de considerar como recursos de atendimento ao cliente, disponibilidade de suporte, flexibilidade dos gateways de pagamento e alguns outros critérios na seleção da melhor plataforma de e-Commerce para o seu negócio – considerando o futuro da sua loja virtual e até onde você pretende chegar com ela. São vários os critérios e muitos deles dependem do seu produto, do seu modelo de negócios, mas eu eu gostaria de ressaltar dois ângulos importantes para avaliação destas (e de qualquer outra que você vir a conhecer) ferramentas de e-Commerce e a adequação delas ao seu negócio:

Em relação ao SEO (otimização para mecanismos de buscas):

O Google será seu grande aliada na conquista de novos clientes. Já falei bastante sobre isso no post sobre SEO para e-Commerce, mas se você ainda não viu, vou ressaltar apenas os pré-requisitos básicos de otimização de sites fundamentais para se preocupar quando escolher e configurar a sua Plataforma de e-Commerce:

  • Você tem controle sobre Meta Informações (inclusive de imagens)?
  • Você pode alterar a estrutura dos Links Permanentes (Arquitetura de Informações)?
  • O quão personalizável é o conteúdo da Página de Produto?
  • O recurso de “Avaliações” existe (e é integrado ao RichSnippet do Google)?
  • Existe a possibilidade de criar Landing Pages com listagens de produtos de forma rápida (exemplo: Datas Comemorativas, Linhas de Produtos)?
  • Você consegue gerar sitemaps (por critérios a sua escolhe, como categoria de produto)?
  • O design é responsivo (hoje o Google valoriza muito os sites Mobile-Friendly)?

Em relação ao CRM (relacionamento com o consumidor):

Apesar do Google ser uma grande ferramenta para captação de novos clientes, tão importante quanto conseguir novos clientes é se relacionar bem com os atuais – é por isso que o e-mail marketing continua sendo uma das ferramentas com maior ROI (retorno sobre investimento) do e-Commerce. Em termos de rentabilidade, é mais barato aumentar o ticket de um cliente atual do que captar um novo cliente. É por isso que o seu e-Commerce tem que ser amigável ao usuário e ter recursos (ou permitir integrações) para uma melhor comunicação com ele.

  • Você tem o registro e histórico de cada cliente?
  • Tem opção de atendimento via Chat?
  • E Automação de Marketing? Tem como criar workflows?
  • Você consegue filtrar e segmentação sua base de clientes?
  • Há uma análise das compras não-realizadas? Carrinhos abandonados?

Não esqueça, o Google Analytics é o seu melhor amigo!

Google Analytics é uma das plataformas de webanalyics mais usadas do mundo. Ele é fácil de instalar, confiável, frequentemente atualizado e traz uma gama de recursos/filtros que podem ser utilizados para melhorar a sua compreensão sobre os visitantes do seu site e os aspectos técnicos dele – inclusive recursos específicos para e-Commerce, adicionando as relatórios métricas relacionadas à receita.

Dentro de todo o universo de métricas de webanalytics, vamos entender um pouco como acompanhar melhor a performance do seu e-commerce através do Google Analytics.

  • Quais origens de tráfego trazem mais receita?
  • Quais páginas do seu site tem mais visibilidade?
  • Quais páginas do seu site tem mais engajamento?
  • Quais campanhas de mídia (paga) trazem mais vendas?
  • Qual é o peso entre os diferentes meios para uma compra?
  • Quais produtos seus visitantes mais buscam dentro do site?
  • Quais são as páginas percorridas pelo usuário até a compra?
  • Quais são os entraves para mais usuários finalizarem a compra?

E agora, você se sente mais seguro para escolher a sua Plataforma de e-Commerce?

Me conte como foi (ou está sendo) a sua experiência de escolher uma Plataforma de e-Commerceadequada para o seu negócio e quais foram os critérios que estão pensando mais na sua decisão!

Qual é a melhor Plataforma de e-Commerce? Conheça as 5 mais usadas no mundo! (Marketing Digital )

Ian Castro

Ian Castro é Head of Inbound Marketing na Intermídias, agência especializada em Inbound Marketing & Marketing Digital para PMEs. Graduado em Comunicação na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, sempre esteve imerso no mundo do marketing digital e fundou o blog Intermídias como um reflexo da sua prática profissional com comunicação digital e mídias sociais, além dos estudos que desenvolve sobre as possibilidades que o ambiente digital traz a prática publicitária. [currículo completo]

Um comentário em “QUAL É A MELHOR PLATAFORMA DE E-COMMERCE? CONHEÇA AS 5 MAIS USADAS NO MUNDO!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: