Sucesso total na 25ª edição do Festival Internacional do Samba de Coburgo

Todos os anos a Alemanha tem sido palco do maior carnaval brasileiro fora do Brasil: o SAMBACO. A histórica cidade de Duques chamada “Coburg” já há 25 anos tem atraído sempre na segunda semana de julho milhares de pessoas do mundo inteiro.

O festival de samba – abreviado SAMBACO que vem de “samba em Coburg” (em alemão “Internationales Samba-Festival Coburg”) foi realizado dias 8 a 10 de julho de 2016 e segundo os organizadores tiveram em torno de 200.000 participantes.

Atualmente o evento tem 11 palcos espalhados pela cidade, o salão de congressos, bares e mercado com produtos brasileiros.

Os criadores do SAMBACO foram o alemão Rolf Bayersdorf e o polaco Christof Pilarzyk.

A responsável pela direção artística do evento é Nini Beyersdorf, natural do Rio de Janeiro (Petrópolis), filha de um oficial do Exército Brasileiro, radicada na Alemanha. Ela é formada em dança e montou este ano um estúdio de dança chamado Ninis Tanzfabrik e também é cantora de ritmos afro-brasileiros.

A 25ª edição do SAMBACO trouxe vários workshops para o público: fitness, capoeira, cavaquinho, percussão. Pela primeira vez houve um curso de samba no pé com a rainha de bateria da Mangueira, Evelyn Bastos, que reinou no carnaval de 2016 na Marquês de Sapucaí.

Presenças especiais em 2016:
Evelyn Bastos rainha do samba da Mangueira no Rio. A bela morena, de 22 anos, é filha de Valéria Bastos, que ocupou o posto de Rainha entre os anos de 1987 e 1989 e Tuane Rocha, nova musa da escola de samba Alegria da Zona Sul.

Os profissionais de dança Ekaterina e Massimo conhecido do Show da TV alemã “Let´s Dance” deram autógrafos para os fãs.

O jogador de futebol baiano Dante que joga no FC Bayern München.

A filha de brasileira, nascida na Alemanha, Taynara Joy Sylvia Wolf, a qual participou no casting da Heidi Klum do “Germany´s next Topmodel” (a próxima top model da Alemanha).

Os sambistas do Rio Dudu Nobre e Reinaldo do Nascimento.

A madrinha do evento foi a ministra bávara da Economia e vice primeira ministra Ilse Aigner (do partido CSU). Em sua saudação felicitando o SAMBACO ela mencionou “uma história de sucesso particularmente animada e colorida que, antes de um quarto de século dificilmente poderia ter imaginado. Como ministra da economia fiquei também impressionada que um fim de semana na SAMBACO em Coburgo traz lucros turístico de cerca de 4,5 milhões euros para a cidade, especialmente para os hotéis, restaurantes e para o comércio de varejo.”

No domingo das 14:00 às 17:00 houve o encerramento do evento com o desfile das associações, batucadas, grupos de capoeiras, grupos de samba, ou seja, em torno de 3.000 pessoas vindas de 10 nações transformam as ruas de Cobourg em uma réplica da animação do carnaval do Rio de Janeiro.

Organizadores: Sambaco GmbH (Rolf Bayersdorf e Christof Pilarzyk)

Mais informações:
Site: www.samba-festival.de
Facebook: www.facebook.com/Sambaco
Evento no Facebook: www.facebook.com/events/650290768435167
www.facebook.com/MarktplatzCoburg
Endereço: 96450 Coburg – centro da cidade

Créditos das fotos: Sambaco, Torsten De Souza Santos, Louisa Monteiro, Brasileiros Sem Fronteiras
Montagem das fotos: BSF (Louisa)

Por Louisa Monteiro para os Brasileiros Sem Fronteiras
(2016-08-06 20h43 Germany)

Sambaco

Torsten De Souza Santos
Foto: Torsten De Souza Santos
Torsten De Souza Santos
Foto: Torsten De Souza Santos
t3
Foto: Torsten De Souza Santos
t4
Foto: Torsten De Souza Santos

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: