A baiana Simone Barreto foi uma das vítimas do atentado terrorista na Basílica de Nice - Brasileiros Sem Fronteiras

A baiana Simone Barreto foi uma das vítimas do atentado terrorista na Basílica de Nice

A baiana Simone Barreto Silva foi uma das vítimas do atentado terrorista na Basílica de Nice, França, no dia 29.10.2020. Ela tinha dupla nacionalidade (francesa e brasileira) e morava na França já há 30 anos. Ela deixou marido 3 três filhos.

Basílica de Notre-Dame de Nice, quinta-feira, 29.10.2020

Na manhã de quinta-feira, 29.10.2020, antes de ir ao trabalho Simone passou na Basílica da Nossa Senhora da Assunção de Nice – em francês “Basilique Notre-Dame de l’Assomption” – para fazer orações por volta das 9h00. Ela foi neste momento esfaqueada dentro da Basílica de Nice por um refugiado tunisiano que entrou pela Europa no dia 20 de setembro de 2020 pela ilha de Lampedusa (Itália), onde é o ponto de entrada para migrantes que chegam do Norte da África em embarcações ilegais. No dia 9 de outubro, sua passagem foi registrada em um centro para migrantes em Bari (Itália), onde recebeu assistência da Cruz Vermelha italiana.

A Simone correu ensanguentada para a lanchonete “l’Unik”, que fica quase em frente à Basílica de Nice. O Sr. Brahim Jelloule, um dos gerentes do estabelecimento, declarou a TV France Info que esteve em contato com a brasileira na sua última hora e meia de vida. “Ela atravessou a rua toda ensanguentada e meu irmão e um dos nossos funcionários a recuperaram, a colocaram no interior do restaurante, sem compreender bem o que ela falava. Ela dizia que havia um homem armado dentro da igreja.”

O irmão de Jelloule e o funcionário chegaram a entrar na igreja, mas viram o homem armado com uma faca. Foram ameaçados pelo terrorista e saíram correndo, para não morrerem também. Foram eles que chamaram a polícia. Segundo Jelloule, Simone morreu uma hora e meia depois de ter sido ferida.

O Sr. Jelloule, que é muçulmano, disse estar chocado com o atentado: “Isso não é o Islã. Eu conheço o Corão de cór e não é isso que ele prega”.

Além de Simone, o Sr. Vincent Loquès, um sacristão amado por todos que completaria 55 anos hoje (30.10.2020) e uma mulher de 60 anos (identidade ainda não foi revelada) foram brutalmente assassinados dentro da basílica. A Sra. de 60 anos foi decapitada pelo agressor.

O agressor Brahim A. gritou “Allahu Akbar” (Deus é grande, em árabe) ao atacar. Depois o terrorista foi ferido a tiros pela polícia e levado a um hospital.

Segundo a prima da Simone que conversou com a RFI, a família só foi avisada de que Simone era uma das vítimas às 18h30 da França (14h30 de Brasília).

Quem era Simone Barreto?

Simone era uma pessoa alegre, de bem com a vida. Também era muito ativa na participação e na organização de eventos brasileiros na França.

Em 2019 participou na Ala Mulheres na Resistência da Lavagem da Madeleine, evento cultural brasileiro que acontece há 19 anos em Paris, Simone e não foi este ano por causa da Covid-19.

Em Nice ela organizou com suas irmãs e primas a Festa de Yemanjá de Nice.

Ela era cozinheira profissional e em 2019 consegui o diploma para ser cuidadora de idosos. Era uma pessoa muito dedicada a família e sempre prestativa para ajudar os amigos.

Esta notícia nos deixa muito triste, pois no país da liberdade de religião, liberdade de expressão, onde milhares de brasileiros vivem e passeiam, as pessoas vivem cada vez mais no medo do próximo atentado.

Texto: Louisa Monteiro (Publicado: 30.10.2020, 22h44 horário CET)

Foto: Reprodução/Facebook/Simone Barreto Silva

Fonte da pesquisa:

RFI Brasil

@RFI_Br (em português). Página da redação brasileira da @RFI (Rádio França Internacional), emissora francesa que transmite em 16 idiomas.

Le Monde

@lemondefr (em francês). Principal jornal diário francês.

BFMTV

@bfmtv (em francês). 1º canal de notícias francês.

France Info

@franceinfo (em francês). A TV franceinfo apresenta continuamente informação a serviço do público.

Vídeo da FranceInfo com a Simone quando ela estava fazendo curso de culinária: https://www.francetvinfo.fr/faits-divers/terrorisme/attentat-a-la-basilique-notre-dame-a-nice/attentat-de-nice-les-habitants-tres-emus-se-souviennent-des-victimes_4162009.html

 

 

About Brasileiros Sem Fronteiras

Check Also

A Paraíba em luto com o falecimento do jornalista e escritor Wills Leal

Por Luzimar Monteiro – João Pessoa, 21.05.2020 Há duas semanas eu recebi a triste notícia …

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: