Paris abre as portas para a 16ª edição da Lavagem da Madeleine
Margareth Menezes, Elba Ramalho e Cristina Córdula

Paris abre as portas para a 16ª edição do evento cultural Lavagem da Madeleine

De 5 a 10 de setembro de 2017 Paris abrirá as portas para a 16ª edição do maior evento da cultura afro-brasileira da Bahia realizado no exterior: o “ Festival Culturel Brésilien Le Lavage de la Madeleine ” (em português “Lavagem da Madeleine”). Este evento recebe em torno de 30.000 pessoas a cada ano durante 6 dias.

HISTÓRIA DO EVENTO

O “Lavagem da Madeleine” foi idealizado e realizado pela primeira vez em 1998 pelo artista baiano de Santo Amaro, Bahia, Brazil , o cantor e coreografo Roberto Chaves. Ele se inspirou na tradicional Lavagem do Bonfim (lavagem das escadarias da Igreja do Senhor do Bonfim em Salvador).

Juntamente com a equipe da associação Viva Madeleine o Roberto Chaves quis trazer um pedaço da sua rica herança cultural para o país que deu oportunidade para ele desenvolver a sua carreira artística na renomada casa de show “ Paradis Latin ” a convite do Rémy Kolpa Kopoul, promovendo assim um intercâmbio cultural entre o Brasil e a França.

A cada ano o festival tem um tema central e este ano o festival homenageia as festas populares do Brasil.

MADRINHA DO EVENTO

Já há muitos anos a estrela brasileira mais querida dos franceses, a qual é apresentadora de 5 programas em um dos principais canais da França – na M6 TV Entertainment, tem sido madrinha deste evento: Cristina Cordula. Ela era modelo na Maison Chanel nos anos 80 e ficou famosa na TV francesa fazendo relookings (mudança de visual) de pessoas comuns para a TV. Com isso ela encantou muitos franceses e juntamente com o seu belo sotaque brasileiro virou uma tremenda máquina de memes.

Ela é apresentadora dos programas Les Reines du Shopping , Nouveau look pour une nouvelle vie , Les Rois du shopping (versão masculina do Les Reines du shopping) entre outros programas.

ABERTURA DO EVENTO

Será realizada um missa ecumênica na terça-feira (05/09/17) às 18 horas na Igreja Madeleine. Entrada gratuita.

EVENTOS PRIVADOS

Serão realizados na sede da UNESCO e na Embaixada do Brasil em Paris na quarta e quinta na presença da imprensa e dos convidados palestras em torno do tema FESTAS POPULARES.

VILLAGE BRÉSIL

A novidade este ano é que parte do festival será realizado em um lugar de acesso controlado por causa das novas medidas de seguranças na França depois do 13 de novembro de 2015.

O VILLAGE BRÉSIL (vilarejo Brasil) é um espaço para brasileiros e empresas marcarem presença. Será realizado na sexta e sábado (8 e 9 de setembro) no Stade Jules-Noël.

As músicos em destaque este ano são a paraibana Elba Ramalho e a baiana Margareth Menezes, as divas da música popular brasileira contemporânea.

Além desses shows haverá shows promovidos por associações brasileiras em Paris, show de dança, workshops de dança, capoeira, diversos músicos e bandas, estandes de produtos brasileiros, mercado culinário e estandes de bebidas, atividades infantis e muito mais.

ENCERRAMENTO

O auge do “Lavagem da Madeleine” será no domingo 10/09/17 a partir do meio dia com o cortejo das baianas vindo diretamente da Bahia para o encerramento do festival na Igreja de la Madeleine.

APOIOS

O festival “Lavagem da Madeleine” faz parte do calendário artístico e cultural oficial da França e é apoiado em 2017 pelas seguintes instituições:

Galeries Lafayette, Le Littré, MoneyGram, Centre de Danse du Marais, SACEM, Prefeitura do 8° distrito, Bem in Paris, Indies Live, Terraçai, Embaixada do Brasil em Paris, Brasil França, Brasileiros Sem Fronteiras, DS, UNESCO, Prefeitura de Paris, IESA arts&culture, Paris me chama, Tips Paris, Prefeitura do 14° distrito, Marts Festas, Rádio Latina.

Em 2011 a UNESCO reconheceu o valor cultural deste evento inserindo-o na “Rota dos escravos”.

INFORMAÇÕES PRÁTICAS

www.lavagedelamadeleine.com

INGRESSOS

Ingressos comprados pela Internet com antecedência tem desconto para o VILLAGE BRÉSIL nos dias 8 e 9 de setembro

Elba Ramalho INGRESSOS

https://api.time.ly/events/431029/checkout?event_id=431029&ticket_type_6009=0&ticket_type_6010=0

Margareth Menezes INGRESSOS

https://api.time.ly/events/430955/checkout?event_id=430955&ticket_type_6008=0&ticket_type_6011=0

 

FOTOS DO LAVAGE BY JEAN-PIERRE GUIS

Texto: Louisa Monteiro

Alemanha, 27/08/2017

Comprar ingressos com antecedência (clicar na foto)
Comprar ingressos com antecedência (clicar na foto)

 

About Brasileiros Sem Fronteiras

Check Also

3°Salão de Arte Brasileira em Liechtenstein: O Homem, o Projeto do Mundo

Inscrições abertas para a 3ª edição do Salão de Arte Brasileira em Liechtenstein

A Casa Brasil Liechtenstein está com as inscrições abertas para a exposição coletiva “O Homem, …

One comment

  1. que Brazil com Z é esse aí gente kkkk

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: