Rede Sem Fronteiras apresenta autores lusófonos na 91ª Feira do Livro de Lisboa - Brasileiros Sem Fronteiras

Rede Sem Fronteiras apresenta autores lusófonos na 91ª Feira do Livro de Lisboa

Fonte: Assessoria de Imprensa RSF

De 26 de agosto a 12 de setembro, o Parque Eduardo VII, em Lisboa-Portugal, voltará a receber este que é o maior evento dedicado a promover a literatura lusófona e a fomentar o gosto pela leitura: A Feira do Livro de Lisboa. Na ocasião, será celebrado o 91.º aniversário do evento que contará com a participação de 131 expositores distribuídos por 325 pavilhões, os quais trarão à Feira mais de 700 marcas editoriais. Trata-se, portanto, da segunda maior edição da história da Feira, sendo apenas superada pela de 2019.

A Rede Sem Fronteiras, mais uma vez, fomentando, divulgando e promovendo escritores além-fronteiras, participará do evento em que, com um estande próprio, apresentará as produções literárias de escritores brasileiros e lusófonos.

O destaque, este ano, será para a homenagem que a Rede Sem Fronteiras prestará a três autores convidados de honra: Dalma Nascimento, Mestra e Doutora, professora aposentada pela UFRJ realizou projeto de pesquisa para a Biblioteca Nacional sobre a obra de Nélida Piñon, o qual mereceu publicação pela instituição, possui 14 livros publicados; Tania Zagury, Filósofa, Mestre em Educação pela UFRJ, Professora Adjunta da UFRJ, Conferencista com mais de cinco mil palestras e cursos ministrados, Escritora com 38 livros publicados; e Tom Farias, jornalista, escritor, crítico literário e roteirista, publicou 15 livros, dentre eles: Carolina, uma biografia, foi duas vezes finalista do Prêmio Jabuti, conquistou prêmios da Academia Brasileira de Letras, dentre outros.

O estande não apenas receberá obras de 75 autores e mais de 300 coautores, como também de convidados de antologias parceiras. Além de escritores brasileiros residentes no Brasil e radicados no exterior, participarão autores lusófonos de vários países. Devido à pandemia e às restrições de fronteiras, os residentes no Brasil – a maioria – serão representados pela Rede. Dentre esses autores, estão grandes líderes, como presidentes de respeitáveis Academias e Associações Culturais.

A Presidente da Rede Sem Fronteiras, Dyandreia Valverde Portugal, que reside em Lisboa, relatou: “Neste momento, a contaminação do vírus está controlada em Portugal, e os organizadores se sentiram confiantes em realizar o evento com os mesmos cuidados e restrições do ano passado. No entanto, como lamentavelmente não poderemos contar com a presença física dos autores residentes no Brasil, decidimos fomentar suas representações este ano, proporcionando uma bela e intensa programação cultural com palestras, debates, reuniões virtuais, entrevistas e flashs ao vivo da Feira, em tempo real e outros. Teremos o prazer e a honra não só em representá-los e apresentar suas obras para os editores e leitores portugueses, mas também de tê-los entre nós de forma remota.”

Devido a esta programação virtual, mais de 20 entidades parceiras realizarão ações culturais remotas ao longo do período da Feira – todas transmitidas ao vivo pelas redes sociais da Rede Sem Fronteiras para vários países onde a Rede possui parceria e, também, para os transeuntes do evento. As atividades da programação, com seus respectivos dias e horários, poderão ser conferidas no blog do estande no evento: www.redesemfronteiras.com

A Rede Sem Fronteiras manteve, para a ocasião, o lançamento oficial da Coletânea Sem Fronteiras pelo Mundo… Vol. 6 – Parte 1 e Parte 2, que conta com produções de mais de 180 coautores e com apresentação da escritora Dalma Nascimento. Além disso, durante o lançamento, será realizada a cerimônia de entrega da Premiação do Concurso Literário da obra, com a entrega do troféu “Palma Dourada” aos três primeiros colocados de cada categoria. Haverá, ainda, um pré-lançamento da Antologia Literária em Verso e Prosa da ALALS – Académie des Lettres et Arts Luso-Suisse, Intercâmbio luso-suíço – Navegando pelos mares da lusofonia, que será lançada, oficial e posteriormente, em Genebra.

A Rede Sem Fronteiras é uma entidade cultural que desenvolve e divulga a cultura brasileira e lusófona em todo o território nacional brasileiro e para leitores de língua portuguesa residentes em mais de 20 países do mundo, em cinco continentes, com o lema: “Juntos, somos mais fortes!”. Seu objetivo é promover, difundir e fomentar a cultura e a produção de seus membros além-fronteiras, por meio de projetos literários, artísticos e culturais, eventos e parcerias com Universidades, Fundações, Bibliotecas, Museus, Associações, Academias e entidades afins.

Para mais informações, siga a Rede Sem Fronteiras nas redes sociais, ou contate o e-mail: contato@redesemfronteiras.com.br

Blog oficial da Rede Sem Fronteiras no Evento: www.redesemfronteiras.com

Crédito das imagens: Acervo Rede Sem Fronteiras

 

About Brasileiros Sem Fronteiras

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: