Semana da Francofonia em Belém

Arte, gastronomia, lazer e cultura: a Semana da Francofonia em Belém promete muitas surpresas inéditas.

A expressão “francofonia” existe desde 1880. O geógrafo francês Onesime Reclus fez uso da expressão para fazer referência a todas as pessoas e os países de língua francesa. O curioso é que a escrita do termo varia de acordo com o sentido da palavra. Quando se refere ao quadro institucional que rege as relações entre os países francófonos – Organização Internacional da Francofonia (OIF), por exemplo, escrevemos “Francofonia” com “F” maiúsculo, mas quando se trata dos falantes do francês, a “francofonia é utilizada com um “f” minúsculo.

Com a força que a língua vem ganhando, já se tornou a 5ª mais falada no planeta e é nesse sentido que os valores da Francofonia também tem se mostrado cada vez mais fortes. Dessa forma, a Semana Internacional da Francofonia promovida pelas Alianças Francesas dos cinco continentes visa oferecer ao público um contato ainda mais próximo e real com o vasto universo não só da língua, mas também da cultura francesa. É através desse projeto que os valores de solidariedade e de diálogo entre as culturas serão celebrados por meio de diversas ações culturais.

Uma programação cultural riquíssima!

A Aliança Francesa de Belém já tem uma programação definida para celebrar a Semana Internacional da Francofonia de 2017 que já inicia no próximo dia 16 de março. Para abrir a grade, acontecerá entre os dias 16 e 28 de março, a mostra de filmes com o tema “Política?”. O projeto atualmente tem o apoio do CineFrance, Institut Francês, os cinemas de Belém Cine Líbero Luxardo, Cine Olympia e SESC Boulevard. A curadoria teve apoio do especialista em cinema, o francês Rurik Sallé. Seguindo a programação, no dia 18 de março, haverá o lançamento do livro sobre o Bar do Parque de Belém, dirigido pelo fotógrafo francês Bruno Pellerin e contará com o apoio da Casa do Fauno.

Já no domingo 19 de março, a ação da “Bike Tour Roteiros” levará os participantes através de um passeio cultural de bicicleta a conhecer galerias de artes e praças de Belém que tem influência francesa. Quem participar do passeio, ganhará aulas rápidas de Francês graças à participação da equipe da Aliança Francesa de Belém. A programação continua no dia 21 de março, no restaurante Santa Chicória, com o evento Gôut de France/Good France, promovido no mundo inteiro e envolvendo os maiores chefes na realização de menus franceses originais. Serão oferecidos almoço e jantar pelo Chef Paulo Anijar, com um menu exclusivo e totalmente francês.

Pela primeira vez em Belém!

No dia 26 de março, 19h, acontecerá um dos espetáculos mais esperados da grade de programação – o grande Show da Francofonia, que com uma criação musical inédita celebra o melhor da música francesa em grande estilo no Teatro da Paz. Serge Gainsbourg, Edith Piaf, Claude Nougaro, George Bizet, Jeanne Moreau, assim como o grande Tom Jobim serão reinterpretados à luz do talento do trio de jazz e música do mundo Steve Shehan Trio, contando com Steve Shehan (multi-instrumentista, percussionista franco-americano), Chistian Belhomme (pianista de jazz francês) e Steeve Brudey (ator, cantor lírico de jazz franco-guadalupeano), e da colaboração com músicos paraenses renomados como a cantora Alba Maria, o baixista Adelbert Carneiro e baterista Edvaldo Cavalcanti.

O encerramento da programação inédita na cidade acontecerá no dia 28 de março, com o atelier de vinhos ministrado pela sommelier Ana Luna Lopes e com a participação do Chef Paulo Chaves na sede da Aliança Francesa de Belém.

Os eventos serão acessíveis a todos e também contarão com a presença de artistas locais, responsáveis por promover a troca de experiências artísticas e culturais entre o Brasil e a França. Os detalhes das programações serão disponibilizados em breve nos canais de comunicação da Aliança Francesa de Belém.

Fonte: Aliança Francesa de Belém

Mais informações:

www.brasileirossemfronteiras.com/event/semana-da-francofonia-em-belem

Programação atualizada:

www.afbelem.com/eventos/548-arte-gastronomia-lazer-e-cultura-a-semana-da-francofonia-2017-em-belem-promete-muitas-surpresas-ineditas.html

 

(last update 2017-03-18 DE 08h17)

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

0
%d blogueiros gostam disto: